
Israel vai criar primeira rede de carros elétricos do mundo - 18.08.2008
Viver sem petróleo. É o sonho da legião de países importadores que aspiram a reduzir as emissões de gases poluentes, deixar de depender de países politicamente instáveis e sanar os bolsos dos consumidores. No caso de Israel, país em conflito com seus vizinhos do Oriente Médio, as aspirações de suficiência energética são muito sérias. E pretendem consegui-la com a implantação da primeira rede de carros elétricos do mundo, que terá 500 mil pontos para recarga de baterias por todo o país e cujos automóveis a pilha começarão a sair às ruas no ano que vem. Para alimentar a rede elétrica, o governo vai semear placas solares no deserto de Neguev e implementará uma série de medidas legislativas.
"No passado já fizemos isso com a alta tecnologia, com o software. No futuro vamos liderar o mundo das energias renováveis", explica Hezi Kugler, diretor-geral do Ministério de Infra-Estruturas de Israel.
Até agora os carros elétricos não pegaram no mercado, em parte pela falta de autonomia e de pontos para recarregar as baterias. Israel considera que, por suas características, pode ser o lugar ideal para esse tipo de projeto. Nesse pequeno país, a distância entre os núcleos urbanos não supera 150 km. Além disso, parte de suas fronteiras - com o Líbano e a Síria - é intransitável para os israelenses por motivos políticos, o que reduz as viagens de longa distância. "Não temos paz com nossos vizinhos. Essa infelicidade se transforma em oportunidade para experimentar novas tecnologias", afirma Mark Regev, porta-voz do primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert.
O carro poderá ser carregado em casa à noite, usando os excedentes energéticos do dia, ou em pontos distribuídos pelo país, assim como em postos de serviço. As fábricas Nissan e Renault se comprometeram a produzir esses veículos em massa em 2011, mas os primeiros começarão a circular no próximo ano.
Os israelenses procuram deixar para trás o conceito de carro-motorista/proprietário. O novo modelo econômico se parece muito com o dos telefones celulares. Os carros seriam os aparelhos e a rede de baterias a companhia telefônica. "As pessoas vão parar de comprar carros, assim como pararam de comprar telefones. O que se contrata é o uso do aparelho para um número máximo de quilômetros, assim como o serviço técnico", explica Dafna Berezovski, diretora de marketing da Better Place, a empresa que está por trás do invento.
Fonte: El País (Tradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves)
Viver sem petróleo. É o sonho da legião de países importadores que aspiram a reduzir as emissões de gases poluentes, deixar de depender de países politicamente instáveis e sanar os bolsos dos consumidores. No caso de Israel, país em conflito com seus vizinhos do Oriente Médio, as aspirações de suficiência energética são muito sérias. E pretendem consegui-la com a implantação da primeira rede de carros elétricos do mundo, que terá 500 mil pontos para recarga de baterias por todo o país e cujos automóveis a pilha começarão a sair às ruas no ano que vem. Para alimentar a rede elétrica, o governo vai semear placas solares no deserto de Neguev e implementará uma série de medidas legislativas.
"No passado já fizemos isso com a alta tecnologia, com o software. No futuro vamos liderar o mundo das energias renováveis", explica Hezi Kugler, diretor-geral do Ministério de Infra-Estruturas de Israel.
Até agora os carros elétricos não pegaram no mercado, em parte pela falta de autonomia e de pontos para recarregar as baterias. Israel considera que, por suas características, pode ser o lugar ideal para esse tipo de projeto. Nesse pequeno país, a distância entre os núcleos urbanos não supera 150 km. Além disso, parte de suas fronteiras - com o Líbano e a Síria - é intransitável para os israelenses por motivos políticos, o que reduz as viagens de longa distância. "Não temos paz com nossos vizinhos. Essa infelicidade se transforma em oportunidade para experimentar novas tecnologias", afirma Mark Regev, porta-voz do primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert.
O carro poderá ser carregado em casa à noite, usando os excedentes energéticos do dia, ou em pontos distribuídos pelo país, assim como em postos de serviço. As fábricas Nissan e Renault se comprometeram a produzir esses veículos em massa em 2011, mas os primeiros começarão a circular no próximo ano.
Os israelenses procuram deixar para trás o conceito de carro-motorista/proprietário. O novo modelo econômico se parece muito com o dos telefones celulares. Os carros seriam os aparelhos e a rede de baterias a companhia telefônica. "As pessoas vão parar de comprar carros, assim como pararam de comprar telefones. O que se contrata é o uso do aparelho para um número máximo de quilômetros, assim como o serviço técnico", explica Dafna Berezovski, diretora de marketing da Better Place, a empresa que está por trás do invento.
Fonte: El País (Tradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves)
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